Saiba como é diagnosticado o diabetes tipo 1 e fique atento aos sintomas mais comuns dessa doença presente em pessoas do mundo todo. Confira!
O primeiro passo para diagnosticar o diabetes é ficar atento aos sintomas. Entre os mais comuns, fome excessiva, sede excessiva, visão embaçada, fadiga, micção frequente e até mesmo perda de peso.
Se você ou outra pessoa da sua família estiver apresentando um ou mais sintomas, é recomendado agendar uma consulta com um médico para entender as causas e se o quadro poderá estar relacionado a diabetes.
Antes de ir à consulta, lembre-se de anotar quaisquer novos sintomas ou mudanças recentes na sua vida. Se necessário, o médico poderá usar essas informações para ajudar no diagnóstico.
Lamentavelmente, o diabetes não tratado pode resultar em problemas graves de saúde. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para minimizar os danos ao organismo de qualquer pessoa, independente da idade.
Confira a seguir quais são os exames mais comuns para diagnosticar o diabetes e fique atento caso você ou outra pessoa da sua família apresente sinais dessa doença silenciosa.
Exames comuns para diagnosticar diabetes
Glicemia de jejum
O paciente precisa fazer jejum de 8 horas antes de estimar a quantidade de glicose no sangue, através do exame de glicemia de jejum,
Através da análise da coleta de sangue é possível identificar o diabetes por meio de níveis elevados de glicose, um distúrbio chamado hiperglicemia.
Confira a tabela de valores:
- Normal: abaixo de 100 mg/dl
- Pré-diabetes: entre 100 e 125 mg/dl
- Diabetes: mais de 125 mg/dl
Para obter um resultado mais preciso, o médico poderá solicitar outros exames que também identificam o diabetes, como hemoglobina glicada e teste oral de tolerância à glicose ou curva glicêmica.
Teste oral de tolerância à glicose
Conhecido também como exame da curva glicêmica, o teste avalia o funcionamento do organismo exposto a várias concentrações de glicose. Dessa forma, o exame calcula a glicemia antes e depois da ingestão do líquido açucarado.
A coleta acontece em três etapas:
- A primeira realizada em jejum de pelo menos 8 horas;
- A segunda após 1 hora após a ingestão da bebida açucarada;
- A terceira 2 horas após a primeira medição.
Este exame requer jejum de 8 horas para que a primeira coleta de sangue seja realizada. A segunda coleta será realizada após 2 horas da ingestão de um líquido açucarado com 75 gramas de glicose diluídas em água.
Confira a tabela de valores após duas horas de ingestão:
- Normal: glicemia abaixo de 140 mg/dl e 199 mg/dl
- Pré-diabetes: glicemia entre 140 mg/dl e 199 mg/dl
- Diabetes: glicemia igual ou superior a 200mg/dl
Hemoglobina glicada
Esse teste, também chamado de hemoglobina glicosilada, é realizado a partir da coleta de sangue com o paciente em jejum para avaliar a quantidade de glicose no sangue dos últimos 3 meses.
Confira a tabela de valores:
- Baixo risco: inferior a 5,7%
- Risco de diabetes: entre 5,7% a 6,4%
- Diabetes: igual ou acima de 6,5%
O exame também é usado para acompanhamento da diabetes, e quanto maior forem os níveis, maior o risco do paciente desenvolver outras complicações como doenças cardíacas, cegueira e insuficiência renal.
Frutosamina
Esse exame mede os níveis de glicação da albumina, uma proteína presente no sangue. A partir da sua avaliação, é possível visualizar o controle glicêmico no sangue nas últimas duas semanas.
Sendo indicado quando o médico precisa saber a média de glicose em períodos menores ou quando a medição da hemoglobina glicada não é confiável.
No caso da frutosamina, os valores variam de acordo com o laboratório de análises clínicas.
Glicemia pós-prandial
Pós-prandial significa depois de uma refeição, por isso, o exame avalia os níveis de glicose no sangue após a ingestão de alimentos, pois os níveis de concentrações de glicose sobem cerca de 10 minutos após a refeição.
A hiperglicemia, neste caso, é uma das primeiras alterações em pacientes diabéticos.
Confira a tabela de valores após duas horas de ingestão:
- Meta geral: 140 mg/dl
- Casos especiais: até 180 mg/dl
Prevenção: realizar consultas e exames periodicamente para diagnosticar o diabetes
Os sintomas do diabetes são muito comuns, por isso, em muitos casos a doença não é percebida pela pessoa ou poderá demorar muito tempo para perceber os sintomas que já estão avançados.
Portanto, a única maneira de diagnosticar a diabetes com antecedência é realizar consultas e exames periodicamente, sob orientação do médico, para entender qual exame é o mais indicado e fique sempre atento aos sintomas da diabetes.
Comentários não são permitidos