Salute

Pré-diabetes – sua chance de prevenir o diabetes tipo 2

O que é pré-diabetes?

O pré-diabetes é uma condição de saúde grave em que os níveis de açúcar no sangue são mais altos que o normal, mas ainda não altos o suficiente para serem diagnosticados como diabetes tipo 2. Em nosso país, o desconhecimento sobre o pré-diabetes é grande. Considerando que para cada paciente diabético, existam pelos menos três pacientes em risco, a estimativa é de cerca de 40 milhões de brasileiros sejam pré-diabéticos. Mais preocupante ainda é o fato de que a maior parte deles não sabe que tem a condição. O pré-diabetes aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrame.

A boa notícia é que, se você tem pré-diabetes, adotar mudanças no estilo de vida ajuda a prevenir ou retardar o diabetes tipo 2, além de outros problemas graves de saúde.

O que causa o pré-diabetes?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que atua como uma chave para permitir que o açúcar no sangue entre nas células para uso como energia. Se você tem pré-diabetes, as células do seu corpo não respondem normalmente à insulina. Seu pâncreas produz mais insulina para tentar fazer com que as células respondam. Eventualmente, seu pâncreas não conseguirá acompanhar e seu açúcar no sangue vai aumentar, preparando o terreno para o pré-diabetes – e o diabetes tipo 2 no futuro.

Sinais e sintomas

Você pode ter pré-diabetes por anos, mas não ter sintomas claros, por isso muitas vezes o pré-diabetes não é detectado, até que complicações de saúde graves apareçam. É importante conversar com seu médico sobre o teste de açúcar no sangue se você tiver algum dos fatores de risco para pré-diabetes, que incluem:

  • Estar acima do peso
  • Ter 45 anos ou mais
  • Ter um pai, irmão ou irmã com diabetes tipo 2
  • Ser fisicamente ativo menos de 3 vezes por semana
  • Já teve diabetes gestacional (diabetes durante a gravidez) ou deu à luz um bebê que pesava mais de 4 quilos
  • Ter síndrome dos ovários policísticos

Teste simples de açúcar no sangue

Você pode fazer um teste simples de açúcar no sangue para descobrir se tem pré-diabetes. Pergunte ao seu médico se você deve ser testado.

Prevenção do diabetes tipo 2

Se você tem pré-diabetes e está acima do peso, perder um pouco de peso e praticar atividade física regularmente pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Uma pequena perda de peso significa cerca de 5% a 7% do seu peso corporal, ou seja 3 a 5 quilos para uma pessoa de 70 kg. Atividade física regular significa fazer pelo menos 150 minutos por semana de caminhada rápida ou atividade similar. São apenas 30 minutos por dia, cinco dias por semana.

Adotar um programa de mudança de estilo de vida pode ajudá-lo a fazer essas mudanças e persistir com elas. Esse plano deve incluir:

  • Trabalhar com seu médico, ou equipe de saúde, para fazer mudanças de estilo de vida realistas e duradouras
  • Descobrir como ter uma alimentação saudável e adicionar mais atividade física ao seu dia
  • Descobrir como gerenciar o estresse, manter-se motivado e resolver problemas que podem retardar seu progresso
  • Obter apoio de pessoas com objetivos e desafios semelhantes

O melhor momento para prevenir o diabetes tipo 2 é agora!

Adaptado de: https://www.cdc.gov/diabetes/prevent-type-2/index.html

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*