Cuidados com a pele periestoma: guia prático

Para quem tem uma ostomia de eliminação, o cuidado com a pele em torno do estoma é um dos maiores desafios a enfrentar. Também pudera, as complicações na pele dessa região são muito comuns. Mas, apesar de normalmente não trazerem consequências mais sérias, causam sintomas muito incômodos, prejudicando muito a qualidade de vida do ostomizado.

Se você tem uma ostomia – intestinal ou urinária – provavelmente já sabe como é trabalhoso manter-se em dia com a rotina de cuidados. Inclusive com a pele em torno do estoma, também conhecida como pele periestomal. E, claro, são tantas opções de produtos e rotinas diferentes, que cada pessoa acaba descobrindo o jeito de cuidar da pele dessa região que funciona melhor para si.

Mas, se você já passou por algum problema na pele dessa área, como alergia, irritação, foliculite, etc., sabe também o quanto os sintomas podem ser incômodos. Principalmente, o quanto fica mais difícil cuidar da bolsa (retirar, colocar, fixar, etc.) se a pele periestoma não está saudável.

VOCÊ SABIA? O tipo mais comum de dermatite que afeta quem tem uma ostomia, chama-se dermatite periestomal ? Trata-se de uma inflamação da pele ao redor do estoma. Você pode saber mais sobre o assunto neste outro artigo que preparamos!

Por isso preparamos esse guia prático, com dicas simples e inteligentes que – assim esperamos – vão ajudar você a passar bem longe dessas complicações. Então, vamos lá?

Mantendo a pele saudável com esse passo a passo

Nossos conteúdos são exclusivos para membros da comunidade.
Seja um membro e tenha acesso ilimitado aos conteúdos gratuitos!

Já é cadastrado? Faça seu login aqui

EQUIPE OSTO+

Escrito pela equipe de redatores, fundamentado na Referências Bibliográficas da Comunidade Ostomais e aprovado pelo Conselho Médico Editorial.

Respostas

🇪🇸 Español »