Certamente viajar é um dos grandes prazeres da vida. Ter uma ostomia não impedirá você de continuar vivendo grandes momentos e conhecendo lugares novos. O segredo para viajar com uma urostomia é planejamento!
As dicas que preparamos para este post são dedicadas para quem tem uma urostomia.
#Dica 1: Use uma bolsa coletora de urina em viagens longas
Principalmente para passeios com longas caminhadas ou trilhas longas, por exemplo, utilize uma bolsa coletora de urina para leito ou mesmo um coletor de urina de perna.
Bolsa coletora de urina para leito
Você pode usar esse tipo de bolsa coletora, acoplada em sua bolsa de ostomia. Para carregá-la de forma discreta, sugerimos a idéia da fanpage “Urostomy Travel Bag by Chris“: a bolsa coletora é carregada em uma bolsa comum, à tira colo, e apenas o tubo conectado a bolsa de ostomia.
Então, a bolsa poderá ser carregada durante o seu passeio, e por conta da capacidade da bolsa coletora – 2 litros – você terá mais tempo para se divertir!
Como o tubo conector ficará por baixo da roupa e a bolsa próxima ao corpo, é praticamente imperceptível identificar a bolsa coletora. Além disso, carregue a bolsa na transversal, para equilibrar o peso da bolsa.
#Dica 2: Leve “banheiros de emergência” para esvaziar a bolsa em viagens de carro
Provavelmente uma das preocupações ao viajar de carro com uma urostomia é “como esvaziar a bolsa em um engarrafamento”? Então, você pode solucionar este problema, utilizando uma das duas dicas abaixo:
Utilize também uma bolsa coletora de urina para leito
Com capacidade de armazenamento de 2 litros, é descartável e é utilizada para a coleta de urina no leito. Você pode pode encontrá-la em lojas especializadas em produtos de saúde, cirúrgicas e em algumas farmácias, e custam muito barato. Conecte-a em sua bolsa de ostomia e coloque-a em uma bolsa ou sacola, ao lado do seu banco no carro. Eventualmente, para viagens mais longas, leve mais de uma bolsa, para ter mais segurança.
Esvazie sua bolsa em um recipiente fechado
Além disso, um recipiente com tampa, vazio e com silica gel – para solidificar a urina – pode ser um item útil. Assim, se precisar esvaziar a bolsa em uma situação de emergência, poderá fazer isso no carro, esvaziando-a neste recipiente. Então, em sua próxima parada, você poderá descartar o recipiente. Leve alguns recipientes ou um item com maior capacidade e maior quantidade de silica gel para garantir a absorção até o descarte.
#Dica 3: Não descuide da hidratação! Desidratação é coisa séria
A desidratação é um problema sério. E durante a sua viagem, manter a hidratação adequada é crucial. É esperado que, durante as férias, você perca mais líquidos. O clima mais quente, que aumenta a perda de água pelo suor, algum episódio de diarréia, em função da comida diferente – tudo isso pode contribuir. Por outro lado, os passeios mais longos e a diversão podem fazer você esquecer de ingerir líquidos, principalmente se não criou ainda este hábito. Então fique atento:
- Leve com você uma garrafa de água aonde quer que vá. Ou seja, não assuma que você encontrará água ao sair. É melhor manter sempre sua fonte de água tratada com você;
- Se você sair para uma caminhada, ou para praticar outra atividade física, ter água disponível e ingeri-la constantemente é muito importante!
Que tal acompanhar a sua ingestão de líquidos durante a viagem com a ajuda de aplicativos no seu celular?
#Dica 4: Faz parte da viagem experimentar novos sabores. Mas alguns alimentos podem interferir no odor da urina
Um dos principais motivos do odor mais forte na urina é a ingestão insuficiente de água – até nas 48 horas anteriores. Mas, se além de atentar-se a #dica3 do post, você ainda estiver preocupado com maus odores na urina, saiba que alguns alimentos podem influenciar nisso:
- alho,
- cebola,
- vegetais com caules verdes – como aspargos e brócolis,
- couve-de-bruxelas,
- curry,
- salmão,
- bebidas alcoólicas e
- o bom e velho cafezinho.
Mas, a dica mais importante é que você não deve se privar de experimentar novos sabores! Não deixe de colecionar recordações felizes em sua viagem, evitando esse ou aquele alimento somente por conta do odor da urina. Mantenha a hidratação em dia, e prove de tudo, tomando cuidado com a quantidade ingerida.
#Dica 5: Não se esqueça de programar a troca da barreira da bolsa de urostomia para uma data próxima a da viagem
Está inseguro com vazamentos durante a viagem? Mudar a placa base e renovar a barreira da pele antes da partida dá confiança e maior segurança. Assim você fica mais tranquilo e curte mais a viagem!
Enfim, a sua viagem pode ser a trabalho, para conhecer um novo lugar, para descansar, para curtir a família, para namorar, para celebrar uma data importante, para repensar a vida. Não importa o motivo! Afinal, toda viagem diverte, enriquece a alma e renova a energia. Então, siga as nossas dicas e escolha seu novo destino.
Comentários não são permitidos