Salute

Dicas de viagem para cada tipo de ostomia

Viajar provavelmente era um dos seus prazeres antes da cirurgia de ostomia. E isso não mudou em sua nova vida! O segredo é o planejamento. Se você planejar sua viagem e se organizar com antecedência, pode ter certeza de que estará preparado para todas as novas situações que encontrará. Pronto para fazer as malas?

Ter um estoma não vai impedi-lo de viajar para qualquer lugar do mundo.

Principalmente após a cirurgia, pensar nos empecilhos da viagem pode ter sido estressante. Por exemplo, o risco de não ter acesso a um lugar adequado para trocar a bolsa, extravio de malas (que poderia deixa-lo sem os seus insumos) ou mesmo dormir em um quarto desconhecido.

Mas a maioria dos empecilhos são apenas os receios que uma situação nova provoca. Com algumas dicas, você poderá planejar sua viagem com segurança e organização.

Guia essencial para viajar com tranquilidade!

Documentação

Reúna com você toda a documentação necessária para a sua viagem – por exemplo, documentos pessoais, passaporte, passagens e reservas do hotel. Além disso, tenha documentos que comprovem sua condição médica, como um laudo médico (se possível em inglês ou na língua do país para onde você vai viajar) justificando sua ostomia. Isso será útil principalmente em viagens aéreas, para facilitar a comunicação com a equipe de serviço e transporte de seus insumos de cuidados com a ostomia.

Divida os insumos de cuidado

Extravio de bagagem infelizmente pode acontecer. Por isso, transportar todos os seus insumos em uma única mala não é indicado. Ao arrumar a sua mala, divida as bolsas de ostomia e produtos de cuidado em kits menores, distribuídos em suas diferentes bagagens.

E deixe um “kit” na sua bagagem de mão, outro em sua mala despachada e, em casos de longas viagens, outro na mala do seu acompanhante. Assim, você viajará mais seguro e poderá curtir mais a viagem.

Escolha assentos próximos ao banheiro

Escolher seu assento próximo ao banheiro – principalmente em viagens longas – traz uma vantagem – você terá acesso facilitado em casos de vazamento ou gases na bolsa. Em alguns casos de vazamento, por exemplo, chegar rápido ao banheiro pode evitar que sua roupa fique suja.

Vai viajar de carro ou ônibus?

O cinto de segurança deve estar acomodado em seu quadril, não no seu abdômen, pois pode comprimir o estoma, causando desconforto. Ao sentar-se, posicione o cinto de segurança adequadamente antes de partir.

Além disso, esteja atento à temperatura dos seus insumos, durante a viagem. Os produtos de ostomia precisam ser mantidos frescos durante a viagem. Então, ao viajar de carro em climas quentes e úmidos, não guarde seus suprimentos em um porta-malas ou porta-luvas quente. É melhor colocá-los em um local refrigerado ou mesmo numa bolsa térmica e sempre lembrar de protegê-los do sol.

Dicas especiais conforme o tipo de estoma

Ileostomizados

Em viagens para lugares muito quentes a ingestão de líquidos deve ser prioridade. A desidratação é um risco para quem possui uma ileostomia e por isso, é muito importante manter-se bem hidratado. Invista em chás gelados, isotônicos, sucos de frutas e água saborizada com frutas cítricas e ervas aromáticas.

Colostomizados

A mudança de pressão, principalmente em viagens aéreas provoca o aumento da produção de gases. Durante a viagem, evite bebidas carbonatadas (gaseificadas), não mastigar direito, comer muito rápido ou qualquer coisa que o faça engolir ar – como goma de mascar, por exemplo.  Você também pode usar uma bolsa com filtro –  uma pequena ventilação que lentamente desodoriza o gás, absorve o odor e libera gradualmente o gás da bolsa.

Urostomizados

Lembre-se sempre de esvaziar a bolsa antes de embarcar. Além disso, em longas viagens de carro, você pode criar um “banheiro de emergência” –  uma garrafa ou recipiente plástico (com tampa) e silica gel, para absorver a urina, evitando vazamentos em seu veículo.

A DICA MAIS IMPORTANTE É: Sua ostomia não vai ficar no caminho do seu prazer de viajar. Aproveite a sua nova vida e curta todos os momentos! Boa viagem!! 🙂

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*