Salute

Diabetes Tipo 1: O que você deve levar ao médico

Saiba como se preparar para uma consulta médica para esclarecer todas as dúvidas necessárias sobre a sua saúde e o Diabetes Tipo1.

Sem dúvida, a melhor forma de manter qualquer doença sob controle, como o Diabetes Tipo 1, e assim evitar complicações, é ir ao médico sempre que necessário.

Além disso, realizar o acompanhamento frequente da sua saúde poderá fazer toda a diferença na sua qualidade de vida. Afinal, ao detectar uma doença em estágio inicial, as chances de cura ou controle aumentam muito.

Portanto, para cuidar da sua saúde e da sua família, é essencial manter o acompanhamento com o médico e controlar os riscos e problemas de saúde como, por exemplo, os níveis de glicose no sangue. Por isso, selecionamos algumas dicas para você se preparar para a consulta médica da melhor forma e esclarecer todas as dúvidas para ficar tranquilo sobre a sua saúde e da sua família. Confira a seguir!

1. Faça uma lista de sintomas

Antes de ir ao médico, pense nos motivos de estar indo até lá. Faça uma lista de sintomas que estão incomodando você para serem avaliados durante a consulta.

O ideal é anotar a data aproximada de quando os sintomas começaram, o local do sintoma, as situações que o agravam e aliviam, a sua duração e outros fatores que podem estar associados.

Além disso, é importante levar as seguintes informações:

  • Problemas de saúde que você tem ou já teve
  • Medicações em uso, incluindo pomadas e medicações fitoterápicas

2. Anote todas as suas dúvidas

Anote antecipadamente em um caderno ou no próprio celular suas principais dúvidas sobre sua saúde. Nem sempre é possível perguntar tudo, mas você pode priorizar alguns assuntos.

Com essas anotações em mãos, você já saberá quais perguntas fazer para o médico, em seguida, basta anotar as respostas durante, ou logo após, o atendimento. Com certeza, isso deixará a consulta mais objetiva e satisfatória.

3. Leve seu diário de glicemia

Se a consulta médica tiver o objetivo de avaliar seus níveis de glicemia, o médico precisa ter dados sobre sua glicemia, insulina, quantidade de carboidratos ingerida por dia, rotina de exercícios, entre outras informações.

Quanto mais informações você tiver, melhor será a análise que o médico poderá fazer sobre a sua saúde e, assim, mais possibilidades ele terá de ajudar você a se manter saudável.

4. Reúna seus exames recentes

Leve na consulta todos os exames solicitados pelo médico, e também avaliações de outros médicos que tenha se consultado recentemente.  Por exemplo, uma avaliação do oftalmologista com seu exame de fundo de olho pode ser útil para uma consulta no clínico geral.

5. Não omita informações

Ao consultar um médico nunca minta e nem omita informações, mesmo sobre o que você sabe que não deveria estar fazendo, como fumar ou consumir álcool. Todas as informações são relevantes para discutir de forma verdadeira a situação da sua saúde.

Não fique constrangido de contar algo fora do comum, como sintomas que estão incomodando ou reações aos medicamentos. Lembre-se, todas as informações da consulta estão sob sigilo médico. E o médico precisa de todas elas para raciocinar corretamente sobre o seu caso.

6. Conheça seu histórico familiar

Antes da consulta, é importante se informar sobre eventuais doenças na família, como diabetes tipo 1, principalmente em parentes de primeiro grau, pois algumas doenças têm o padrão de acometer familiares.

Por exemplo, diabetes, hipertensão, alguns tipos de câncer, como o de mama e o de intestino, e outras doenças têm uma alta incidência em pessoas com histórico familiar. Por isso, nestes casos é preciso fazer acompanhamento.

7. Use roupas confortáveis

Se possível, na consulta médica, use roupas confortáveis e fáceis de retirar, caso seja necessário trocá-las ou tirar alguma peça para realizar o exame físico.

Em alguns casos, o uso de roupas muito apertadas pode dificultar ou alterar o resultado de alguns procedimentos, como medir a pressão.

8. Esclareça todas as dúvidas

Antes de terminar a consulta, tire todas as dúvidas sobre as medicações, exames e tratamentos solicitados pelo médico. Dessa forma, você terá mais consciência sobre os cuidados com a sua saúde.

Além disso, se achar necessário, peça ao médico para explicar algum termo que você não entendeu para certificar-se do que significa.

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *

*