fbpx

Banho e o ostomizado: o que muda?

O banho muitas vezes é uma preocupação para as pessoas que vivem com uma ostomia. Algumas técnicas e produtos podem ajudar a tornar sua rotina de higiene uma experiência mais confortável.

Entre os principais receios que o ostomizados tem quando pensa no ato de tomar banho, estão:o medo de a bolsa se soltar ou ocasionar vazamentos devido à exposição à água e ao calor e:

  • o temor de que o tempo necessário para secar os equipamentos de ostomia após o banho seja longo demais.

Em geral, um banho (com duração razoável e temperatura amena da água) não deve interferir na aderência da sua bolsa de ostomia e nem na sua segurança. Na verdade, em alguns casos o calor do vapor do banho pode até melhorar a fixação, particularmente nos primeiros dias depois da troca da bolsa.

No entanto, se o seu negócio são banhos prolongados e quentes (incluindo banheiras de hidromassagem e banhos de vapor), então você pode achar que o tempo de uso do seu sistema de bolsa será menor do que o previsto.

Nossos conteúdos são exclusivos para membros da comunidade.
Seja um membro e tenha acesso ilimitado aos conteúdos gratuitos!

Já é cadastrado? Faça seu login aqui

EQUIPE OSTO+

Escrito pela equipe de redatores, fundamentado na Referências Bibliográficas da Comunidade Ostomais e aprovado pelo Conselho Médico Editorial.

Respostas

  1. Estou tendo problemas na bolsa a q fica na pele sempre vaza. Não sei como proteger durante o banho. Uso sinto para segurar melhor. Gostaria de ver um bom vídeo, pois não tive orientação.

    1. Olá, Maria, obrigada por sua pergunta!

      O vazamento da bolsa é um problema frequente e, normalmente, está associado a um desses fatores:

      1) a bolsa está ficando muito cheia e, por causa do peso excessivo, descola e vaza. É importante esvaziar a bolsa toda vez que ela atingir 1/3 ou metade de sua capacidade máxima.

      2) a pele em torno do estoma está machucada. O contato da pele com as eliminações da ostomia é irritante e pode causar lesões. A pele machucada se torna úmida, o que, por sua vez, piora a aderência da placa e causa mais vazamentos. É importante manter a pele periestoma sempre bem limpa e seca, para evitar o problema. Caso você já esteja machucada, é recomendável consultar o estomaterapeuta.

      3) algumas condições anatômicas, como grandes cicatrizes, retrações de parede ou do estoma, etc., podem tornar mais difícil a adesão da placa ao abdome e, assim, causar vazamentos. Nesse caso, além do cinto (que você já usa), outros produtos podem ser úteis. Um estomaterapeuta pode ajudar você a descobrir quais os mais indicados a você.

      Sobre a sua ideia de fazermos um vídeo com esse conteúdo, não se preocupe: está anotada!💜💜😉

      1. Olá , sou urostomizado há três anos ou mais , para que a bolsa ( região entre a pele e a bolsa ) não molhe eu uso filme plástico ( tipo que usa em cozinha ) e enrolo ele no corpo onde esta a parte com o adesivo , duas voltas é o bastante , enrolo as áreas que não estão logo acima do estoma e tomo meu banho tranquilo , quando termino e tiro o filma está tudo sequinho !
        Espero que ajude!

🇪🇸 Español »